SEQUENCIA DIDÁTICA
CONTEÚDO:
VALIDANDO O
PROJETO IDENTIDADE
·
Família:
semelhanças e diferenças;
·
Sequência
numérica;
·
Escrita
por extenso de números até 5.
·
Noções
de tamanho, grossura;
·
Formas
geométricas
·
Leitura
e escrita, oralidade.
OBJETIVOS:
·
Desenvolver
habilidades de ouvir, ler e escrever
·
Conhecer
a história da sua vida e da sua família;
·
Identificar
dados pessoais e familiares
·
Desenvolver
conceitos de diferenças e semelhanças
·
Conhecer
e fixar nomes de colegas e familiares
·
Obter
noções de sequência numéricas
·
Desenvolver
noções de tamanho, espessura;
·
Desenvolver
habilidades de medir, contar, comparar;
·
Identificar
e utilizar as formas geométricas
SEGUNDA-FEIRA:
Atividade Permanente:
Inicial:
Leitura do texto: Jesus ama as famílias
Leitura e
escrita da CANTIGA: NANA NENÉ para ordenação, ajuste do falado ao escrito,
análise e discussão com base na localização de palavra no texto.
NANA NENÉM
QUE A CUCA
VEM PEGAR
PAPAI FOI A
ROÇA
MAMÃE FOI PASSEAR.
Atividade seqüenciada:
Conversa
sobre as famílias, discutindo sobre os diferentes tipos de família
VAMOS
CONHECER A FAMÍLIA DE FELIPE. ELE MORA COM SEUS PAIS E SUAS IRMÃS.ELE TEM MUITO
CARINHO POR TODOS DE SUA FAMÍLIA. PINTE A FAMÍLIA DE FELIPE E CRIE NOMES PARA
CADA UM DELES.
Discutir: Há
diferentes tipos de família.
Momento matemática:
Utilizando
a atividade anterior compare as semelhanças e diferenças de sua
família e da família de Felipe. Enumere
de acordo com a realidade que você tem em casa. Ex. 1 pai, 1 mãe, 2 irmãos.
Membros da família
|
Minha família
|
Família de Felipe
|
Pai
|
|
|
Mãe
|
|
|
Irmão
|
|
|
Irmã
|
|
|
PARA CASA: FAÇA UMA LISTA DAS PESSOAS DE SUA
FAMÍLIA, TENTE ESCREVER SOZINHO .
TERÇA-FEIRA:
Atividade permanente: Música: Família – Titãs
Família, família
Papai, mamãe, titia,
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania.
Mas quando a filha quer fugir de casa
Precisava descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nem um tostão,
Família ê,
Família a
Família
Família, família,
Vovô, vovó, sobrinha.
Família, família
Janta junto todo dia.
Nunca perde essa mania
Mas quando o nenê fica doente
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente
Assim não dá pra ver televisão.
Família ê
Família a
Família
Família, família
Cachorro, gato, galinha
Família, família
Vivi junto todo dia
Nunca perde essa mania
A mãe morre de medo de barata,
O pai vive com medo de ladrão,
Jogaram inseticida pela casa,
Botaram cadeado no portão.
Família ê
Família a
Família.
Papai, mamãe, titia,
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania.
Mas quando a filha quer fugir de casa
Precisava descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe, não dão nem um tostão,
Família ê,
Família a
Família
Família, família,
Vovô, vovó, sobrinha.
Família, família
Janta junto todo dia.
Nunca perde essa mania
Mas quando o nenê fica doente
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente
Assim não dá pra ver televisão.
Família ê
Família a
Família
Família, família
Cachorro, gato, galinha
Família, família
Vivi junto todo dia
Nunca perde essa mania
A mãe morre de medo de barata,
O pai vive com medo de ladrão,
Jogaram inseticida pela casa,
Botaram cadeado no portão.
Família ê
Família a
Família.
Atividade seqüenciada:
Ouvir e
cantar a música a Família dos Titãs fazendo identificação dos nomes dos membros
da família para listagem.
Leitura do
texto informativo (abaixo) sobre a família e continuar a atividade abaixo.
Hora da novidade:
Conversa sobre o que fazem os membros da família. Profissão dos pais...
TAREFA:
PESQUISAR PALAVRAS QUE RIMEM COM OS NOMES DAS PESSOAS DE SUA FAMÍLIA.
QUARTA-FEIRA:
ATIVIDADE PERMANENTE:
Inicial:
Leitura da Fábula
Fábula: Chapeuzinho roxo
Era
uma vez uma menina chamada Deise, e amava a cor roxa, ela gostava de ir a
floresta muito para visitar sua vovó.
Um
dia, sua mãe Daniela foi passear pela cidade para comprar uma roupas para
chapeuzinho, e já que ela ficou sozinha, fez uma festa em casa. Quando a festa
estava pronta, ela foi na casa de sua avó para convida-lá e viu um lobo no
caminho, e ele começou a falar com ela:
- Olá bela garotinha! – ele estava falando com muita água na boca afim de comer a sua cestinha – O que tem na cesta?
- Olá bela garotinha! – ele estava falando com muita água na boca afim de comer a sua cestinha – O que tem na cesta?
-Tenho
uns convites e uns bombons!
- Ah,
fica com eles, mas, pra onde você vai?
-
Então tchau!
-
Tchau!
E lá
se foi ela, andando com seu lindo vestido de capuz roxo.
Quando
chegou lá, ela ouviu rosnados no quarto de sua avó, e quando chegou lá… Era o
lobo!!!! Então ele viu ela e correu para come-lá, quando ouviu um som, era os
caçadores. Ele ficou louco e pediu para a chapeuzinho o proteger, ela não quis,
e ele fez uma proposta:
- Chapeuzinho, prometo tirar minha dentadura se me salvar!
- Promete?
- Sim, sim, ó!
- Chapeuzinho, prometo tirar minha dentadura se me salvar!
- Promete?
- Sim, sim, ó!
Ele
tirou a dentadura.
Quando
ele saiu os guardas o cercaram e ela saiu junto e ela disse:
- Calma rapazes, é só o rex lobão, meu cachorro.
- Calma rapazes, é só o rex lobão, meu cachorro.
- Tem
certeza de que não é um lobo?
- Sim!
- Sim!
-Tá,
passa.
Depois
dos caçadores irem embora, ela largou o lobo beeeeeem calminho, e voltou para a
casa da vovó e procurou ela. Achou! Levou ela para o banho e depois ela foi
para a casa de chapeuzinho.
Fim
Esta história ensina a:
•Não falar com estranhos
•Não falar com estranhos
•Não sair ou dar festas em quanto os seus pais estiverem fora e sem
permissão
•Confiar nas pessoas quando elas realmente estão falando a verdade
provando isso á você
Leitura e
escrita da PARLENDA A CAZINHA DA VOVÓ para ordenação, ajuste do falado ao escrito,
análise e discussão com base na localização das palavras no texto.
PARLENDA
A CASINHA DA
VOVÓ
CERCADINHA
DE CIPÓ
O CAFÉ TÁ
DEMORANDO
COM CERTEZA
NÃO TEM PÓ!
Atividade seqüenciada:
Continuação
do álbum Identidade: Minha família
Momento matemática:
Utilizando a PARLENDA a galinha da VOVOZINHA trabalhar a
escrita por extenso dos nomes dos números até CINCO.
A GALINHA DA
VOVOZINHA
BOTA OVO
VERMELHINHO
BOTA UM
BOTA DOIS
BOTA TRÊS
BOTA QUATRO
BOTA CINCO.
Tarefa: Solicite que sua família lhe conte uma
história, tente escrever os nomes dos personagens e faça um lindo desenho para
representar.
QUINTA-FEIRA:
ATIVIDADE PERMANENTE:
Inicial:
Rodinha: Momento criança – A criança contará à história que ouviu dos pais e
mostrará a ilustração para os demais colegas.
Leitura e
escrita da cruzadinha, para ajuste do falado ao escrito, análise e discussão
com base na localização de palavras no banco de dados.
Sequencia didática:
Observação
da ilustração para criação de texto oral e escrito.
Enumere as seqüências apresentadas na gravura a baixo e tente identificar os personagens principais, ou seja os
responsáveis por sua vida.
MOMENTO EDUCAÇÃO FÍSICA:
Brincadeira:
Mamãe galinha. (Venha cá meus pintinhos...)
Tarefa:
Agora é sua vez, observando a ilustração acima produza sua PRÓPRIA
ILUSTRAÇÃO, CONTANDO A ORIGEM DE SUA FAMÍLIA.
SEXTA-FEIRA:
Atividade permanente:
Inicial:
Leitura da lista de nomes dos membros de uma família.
Escrita dos
nomes da lista com alfabeto móvel.
Atividade seqüenciada:
CAÇA-PALAVRAS : MEMBROS DA FAMÍLIA
PRIMO – PRIMA – TITIO- TITIA PAPAI –
MAMÃE – VOVÔ – VOVÔ- IRMÃO – IRMÃ – FILHO – FILHA
|
MOMENTO ARTE:
Utilizando
as formas geométricas: triângulo, quadrado e retângulo construir uma casa que
represente a sua residência.
TAREFA:
Familia
Original
Aqui mora um alegre pessoal
Familia tão original Um pai, uma mãe, um irmão e uma irmã, Um bebê tão alegre e gentil, til til Um bebê tão alegre e gentil, |
til til
Tão forte o papai polegar,
tão doce a maezinha do lar, o irmão é o maior, a irmã é a menor, bebê vamos nós embalar ha ha bebê vamos nós embalar ha há |
Parabéns amei!!
ResponderExcluir